Canais digitais possibilitam processo de recuperação de crédito humanizado; entenda

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Canais digitais possibilitam processo de recuperação de crédito humanizado; entenda

Atualmente existem mais de 65 milhões de cidadãos brasileiros em situação de inadimplência, um acréscimo de cerca de 7,74% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que quatro em cada dez brasileiros estavam em situações financeiras negativas no começo de 2023. 

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Tendo em vista esta situação, as instituições, associações, fintechs e setor público tem focado no assunto que vem afetando os consumidores. Outro estudo atual, realizado pela Febraban no período de junho de 2023, destacou que no cenário atual 51% dos consumidores possuíam alguma dívida em seu nome, o que equivale a mais do que a metade dos entrevistados. 

Ainda foi possível obter a opinião dos entrevistados sobre a possibilidade de melhora até o final de 2023, com 40% deles informando que acreditam que estarão melhores financeiramente e com menos dívidas. Outros 36% visualizam que estarão no mesmo local. 

Dos entrevistados 45% conhece o Programa Desenrola do Governo Federal, instaurado para que seja possível realizar a renegociação das dívidas existentes e para que haja melhoria do caso. 

O levantamento também demonstrou a faixa etária dos endividados entrevistados destacando que os cidadãos entre 18 e 24 não conhecem o programa (28%). Aqueles com menor escolaridade (39%) possuem menor conhecimento sobre o funcionamento do programa Desenrola. 

Na teoria, a recuperação de crédito possui processos bem definidos e, muitas vezes, rígidos. Não obstante os canais digitais tem ajudado a transformar este processo, fazendo com que ele se torne mais humanizado e focado no cliente. 

Pensando no assunto, especialistas da área irão se reunir no evento CONAREC 2023 para discutir sobre o tema e sobre a função dos canais digitais e as melhorias que oferece no processo de recuperação. 

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Durante o evento temas como o funcionamento dos canais digitais, inserção para personalização do tratamento para perfis distintos de clientes, o entendimento sobre como a humanização afeta o processo e influência na relação entre partes e os desafios deste processo de inclusão digital serão abordados. 

Outros assunto serão abordados, a exemplo de:

  • Qual é a função da inteligência artificial e a importância da análise de dados na criação de estratégias para processos mais humanizados?
  • De que forma as empresas conseguem atrelar as necessidades do pagamento das dívidas com o respeito ao consumidor?

O painel contará com mediação do vice-presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria), Philipe Moura, e com a presença dos profissionais: André Tonelini, Diretor de Negócios do Banco Carrefour; Fabio Toledo, CEO do Intervalor e Sandrina Grubba, Chief Experience Officer da Conta Azul.

Fonte: Consumidor Moderno

Autor(a): Bianca Alvarenga

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