Atualmente existem mais de 65 milhões de cidadãos brasileiros em situação de inadimplência, um acréscimo de cerca de 7,74% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que quatro em cada dez brasileiros estavam em situações financeiras negativas no começo de 2023.
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Tendo em vista esta situação, as instituições, associações, fintechs e setor público tem focado no assunto que vem afetando os consumidores. Outro estudo atual, realizado pela Febraban no período de junho de 2023, destacou que no cenário atual 51% dos consumidores possuíam alguma dívida em seu nome, o que equivale a mais do que a metade dos entrevistados.
Ainda foi possível obter a opinião dos entrevistados sobre a possibilidade de melhora até o final de 2023, com 40% deles informando que acreditam que estarão melhores financeiramente e com menos dívidas. Outros 36% visualizam que estarão no mesmo local.
Dos entrevistados 45% conhece o Programa Desenrola do Governo Federal, instaurado para que seja possível realizar a renegociação das dívidas existentes e para que haja melhoria do caso.
O levantamento também demonstrou a faixa etária dos endividados entrevistados destacando que os cidadãos entre 18 e 24 não conhecem o programa (28%). Aqueles com menor escolaridade (39%) possuem menor conhecimento sobre o funcionamento do programa Desenrola.
Na teoria, a recuperação de crédito possui processos bem definidos e, muitas vezes, rígidos. Não obstante os canais digitais tem ajudado a transformar este processo, fazendo com que ele se torne mais humanizado e focado no cliente.
Pensando no assunto, especialistas da área irão se reunir no evento CONAREC 2023 para discutir sobre o tema e sobre a função dos canais digitais e as melhorias que oferece no processo de recuperação.
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Durante o evento temas como o funcionamento dos canais digitais, inserção para personalização do tratamento para perfis distintos de clientes, o entendimento sobre como a humanização afeta o processo e influência na relação entre partes e os desafios deste processo de inclusão digital serão abordados.
Outros assunto serão abordados, a exemplo de:
- Qual é a função da inteligência artificial e a importância da análise de dados na criação de estratégias para processos mais humanizados?
- De que forma as empresas conseguem atrelar as necessidades do pagamento das dívidas com o respeito ao consumidor?
O painel contará com mediação do vice-presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria), Philipe Moura, e com a presença dos profissionais: André Tonelini, Diretor de Negócios do Banco Carrefour; Fabio Toledo, CEO do Intervalor e Sandrina Grubba, Chief Experience Officer da Conta Azul.
Fonte: Consumidor Moderno
Autor(a): Bianca Alvarenga